Coisas da Nil - Pintura em tecido: Um pano de natal e uma história.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Um pano de natal e uma história.

Ola a todos!
Espero que estejam todos bem e em paz.
Hoje trago um pano de copa com motivo natalino e uma história bem legal.

pano de copa com velas,bolas de natal e rosas vermelhas

A dona desta encomenda, saiu da terra dela na Paraíba em 1985 para se casar com um primo no Rio de Janeiro.
Depois de casada, arrumou emprego de babá no mesmo condomínio aonde o marido era porteiro. Fez amizade com outras babás e quando iam levar as crianças para tomar sol, passavam por uma feirinha de artesanato e ficavam namorando as peças que eram caras para o orçamento delas. Pouco tempo depois ela ficou grávida e o marido foi dispensado do serviço, sem poder pagar aluguel vieram para São Paulo para a casa de um tio. As amigas babás fizeram uma vaquinha e compraram um pano bem bonito da barraquinha de artesanato da feira e presentearam a amiga que ia embora.
Agora em julho as 4 babás iriam se reencontrar depois de 24 anos e essa senhora me encomendou três panos iguais ao que ela ganhou para presentear cada uma das amigas. Me disse que a surpresa foi um sucesso, foi uma alegria e muita choradeira...srrsrs
Eu queria postar o pano original, mas ela não deixou, disse que tava feinho, mas me deixou copiar e postar o risco para vocês.
Espero que gostem.

Pintura em tecido - Pano de copa com velas, bolas e rosas vermelhas.


pano de copa com velas de Natal e rosas

Para fazer esta pintura dei uma olhada no blog da Vilma Varanda , que tem um estilo bem parecido com o da artesã que pintou o pano original.
Comece pintando o fundo com clareador mais a cor ocre ouro.
Pinte a chama da vela com clareador mais amarelo ouro e vermelho fogo para a parte interna da chama, faça o pavio com o sépia. Depois de seca passe o dimensional glitter amarelo por cima da chama.
Para pintar a vela aplique clareador mais a cor branca, cubra com o amarelo canário e sombreie com amarelo ouro. Para o efeito da vela derretida use o acripuff branco.
Pinte as folhas dos azevinhos com clareador mais verde maçã sombreado com o verde bandeira, e para as mais escuras use clareador mais verde musgo sombreado com verde bandeira e iluminado com branco.
Pinte as folhas das rosas com clareador mais a cor verde folha sombreado com o verde musgo e iluminado com o branco.
Para as rosas use o vermelho vivo para a base, sombreie com o púrpura e acentue as sombra na boca da rosa e na cintura com o vinho. Faça o corte das pétalas com a mistura de vermelho vivo e amarelo canário. Para o miolo da rosa use o sépia e o branco.
Pinte a bola da esquerda com o clareador mais branco no meio, passe o azul bebê sem cobrir todo o branco e sombreie com o azul caribe; para a bola do centro use clareador mais branco no meio, cubra com o azul bebê e passe uma sujeirinha de azul inverno ao redor do branco, para a bola da direita use clareador mais branco, azul celeste e tiquinho de azul cobalto. Para os enfeites das bolas use dimensional glitter prata.
Faça os miosótis dando um fundo com cinza lunar e puxando as pétalas com o branco, amarelo ouro para o miolinho das flores. Para o matinho batidinho atrás dos miosótis use verde folha, verde oliva e branco.

Esse é o risco desta pintura de Natal.


risco velas de natal com bolas e rosas

Espero que tenham gostado desta pintura e desta estória de gestos simples que significam muito na vida das pessoas.
Tem mais ideias para pinturas de Natal nos post abaixo.

1 - Então...é Natal...

2 - Natal em flor...

3 - Bolas e orquídeas para o Natal.

Um grande abraço e fiquem com Deus.

23 comentários:

  1. Oi Nil que pano mais lindo!! Adoro natal e com rosas que tbm amo ficou perfeito!!
    Muito obrigada pelas palavras de apoio!! Vcs é que me fazem continuar!Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nill,
    que história linda, das amigas se reencontrando 24 anos depois...isso que é amizade né? Parabéns por ter postado esse acontecimento. Fiquei arrepiada...
    Meu pé trincou, mas nada grave. Já estou quase boa, e cuidando direitinho. A bota robocop tem esse nome mesmo, rssss...muito melhor que o gesso, amei a botinha robocop...rss

    Olha a Elaine aí, juntinho com a gente...
    Nil, seu cuida, e melhoras também..amei te ver...

    beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Olá Nil
    Adorei a historia
    Parabéns pelo trabalho ficou belissimo
    Bjs fique com Deus
    Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nil!
    adorei a história, o pano de copa novo ficou lindo! parabéns, bjos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Nil,obrigada pelo carinho no meu blog!!!!
    Tanto a história como a pintura são lindissimas,é muito bom a gente encontrar algo novo!!!!Nada melhor que a história de uma grande amizade.BJOS NO CORAÇÃO AMIGA,FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  6. Amei...amiga eu tô numa correria só, rsrsrs...

    ResponderExcluir
  7. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?Nil?
    ...além de grande artista, virou "contadora"? Gostei da história!Amizade é tudo!
    ...o "panos de copa" ficaram lindas!
    ah...sim...na realidade, as mudanças no estilo, é "meio que planejado"...estava ficando muito repetitivo, entendeu?
    Obrigado pelo carinho da visita!
    Boa quarta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. nil obrigada pela sua visita no meu cantinho.amei muito.bjs fique com deus.lindo seu cantinho.

    ResponderExcluir
  9. Ei nil que história linda...a amizade verdadeira sempre resiste ao tempo!!!!
    obrigado pela visitinha viu ..boa semana!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Nil.Que boa notícia vc me deu.Fco feliz por sua tia estar bem amiga e tenho certeza q sua mãe tb ficará ótima.Que história linda essa do seu pano, amei e aposto q esse seu tá mais lindo q o outro,pq vc faz tudo com muito carinho e tantos anos mais tarde tanto as técnicas de pintura qto as tintas evoluiram muito né?E a minha nova amiga da lotérica, viu q legal?rsrsrsrsrsrsrs.Dps vou te passar o link dos blogs dela se vc quiser seguir.Tem um de receitas q é uma delicia rsrsrsrsrsr.Ela é super boa gente..Amiga o papo tá bom mas vou p/ a caminha rsrsrsr...Bjimmm e até amanhã se DEUS quiser...Bjimmmm

    ResponderExcluir
  11. Oi NIl! 20 te deixar meu abraço. Uma história muito bonita. bjs

    ResponderExcluir
  12. Amiga que história maravilhosa!
    E olha quem ganhou também fomos nós com esta linda sugestão.
    Um abração amiga.Herique quer ser mesmo é violonista rrssss...Entrou na aula hoje.
    bjjocas Amo!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, querida Nil!
    Essa história é mesmo muito linda!
    Que bom que existem pessoas tão especiais por aí!
    E seu paninho ficou maravilhoso, parabéns!
    Com certeza todas adoraram o presente!
    Bjinhus e um lindo dia para vc!
    Josi

    ResponderExcluir
  14. Nossa!!! Se a gente parar pra pensar daqui a pouco é Natal.
    Amei!!!

    Beijos no Coração
    Andrea

    ResponderExcluir
  15. Oii Nil tudo bem???
    Estou passando por aqui para agradecer sua visitinha em meu blog!!!
    Adoro seu trabalho e aprendo muito por aqui!!! Estou sempre de olho em suas novidades!!
    Achei muito legal essa histórinha.
    Bjsss
    Tamara

    ResponderExcluir
  16. Oiii linda a história de amizade e o pano de prato lindo tbm, parabéns, qro agradecer tbm teu carinho todo esse tempo, não tenho entrado no meu blog, nem postado, mas qdo entro vejo teus comentários. vc é qrida e desjo tudo de bom, minha vida de mãe dona de casa e esposa me deixa bem atarefada ainda mais agora q a Brenda já esta caminhando e tbm qer digitar..kkbjus qrida e tdo de bommmm

    ResponderExcluir
  17. Olá querida amiga
    Adorei a sua linda história de amizade e também o seu paninho de Natal, ficou belíssimo!! Parabéns pelo seu trabalho, que certamente o considera especial!!
    Bjs minha querida amiga e resto de um lindo dia
    Dulcineia

    ResponderExcluir
  18. OLÁ, Nil
    Linda história!Amigos de verdade são para vida toda.
    A pintura está perfeita.
    bjs
    Raquel

    ResponderExcluir
  19. Oiêeeeeeeee! Pagando sua visita:
    Fiquei feliz com a sua visitinha Miga!
    Obrigada pelos elogios e tenho a certeza de que você também é mestra no seu talento.
    ginapatchwork.blogspot.com
    Bjksssssssss

    ResponderExcluir
  20. Curicença, curicença ....
    Alguém tem cinquente centarro, vinte cinco centarro ou dez centarrooo ? Pra mi comprar um pano desse?
    Opa me empolguei!!!
    Oi Nil!!Que saudade que eu tava desse cantinho...to numa correria que só vendo encomendas e mais encomendas.
    Que historia linda e o mais interessante é o reconhecimento mesmo depois de anos em retribuir o carinho das amigas...
    Ninguém tem o dinheiro não?
    " Tá certo moça, só quero que Deus irumini cada canto da sua vida. E que ele te dê em dobro tuuuudo que você me deu. NOJENTA!
    Beijos Linda do meu coração!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá Nil
    Amiga obrigada pela sua visita e pelo carinho,que linda e comovente história é verdade os bons amigos nunca se esquece adorei,o seu paninho de Natal ficou lindissimo as rosas estão perfeitas e viçosas, no tom vermelho vivo parecem mesmo verdadeiras fiquei encantada,parabéns amiga.
    Beijinhos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  22. Ola, amei o teu risco, estava mesmo procurando uma sugestão para pintar velas, ainda estou aprendendo e tuas dicas são ótimas, sem falar na história, que é super legal. Quando eu pintar e se ficar legal, eu posto pra te mostrar. Até lá. Bjs e obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Lindo o pano de prato e a historia tambem bjs

    ResponderExcluir

Olá é um prazer ter você no meu blog
E sera um prazer ainda maior ler o que você tem
a dizer.
Não deixe de fazer um comentário antes de sair.
Abraços.